
O litoral sul de Santa Catarina reserva atrativos turísticos únicos no Brasil. Inserida numa Área de Proteção Ambiental, a Rota da Baleia Franca é o único berçário de baleias francas do país, que reúne roteiros turísticos dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba.
A Rota da Baleia Franca é um dos únicos lugares do mundo que você pode ver as baleias e seus filhotes de perto, em algumas trilhas, costões e até em praias da região, pois a espécie tem comportamento costeiro, e fica muito próxima as praias.
A temporada vai de julho a novembro, época em que elas migram da Antártida em busca de águas mais quentes e calmas, para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes em Santa Catarina.
A observação é feita em safáris realizados por agências de turismo e receptivo da região, que levam os turistas até os principais berçários da espécie em águas catarinenses, além de trilhas guiadas e visita aos institutos de preservação locais.